ASSINE
search button

Aécio promete reduzir ministérios e dar atenção especial ao Nordeste

Compartilhar

O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), prometeu hoje (31) que, se for eleito, dará atenção especial ao Nordeste, visando a reduzir as desigualdades regionais, que só diminuirão se forem tratadas de forma desigual. “O Nordeste merecerá uma atenção toda especial, não na campanha, mas no governo. Levaremos o exemplo do que fizemos em Minas Gerais, onde ao final do nosso mandato tínhamos gasto três vezes mais per capita na região mais pobre de Minas do que nas regiões mais ricas. Você só diminui as desigualdades tratando os desiguais de forma desigual”, disse em entrevista à imprensa.

Após inaugurar o comitê da Coligação Muda Brasil, em Belo Horizonte, Aécio Neves disse que está construindo um plano de investimento para o Nordeste, com “choque” na infraestrutura, na atração de novos investimentos e com regras tributárias especificas. Aécio informou que estará no Nordeste nos dias 12, 13 e 14 de agosto, viajando a todos os estados para apresentar as bases de uma proposta de governo para a região. O candidato disse, ainda, que não é só o Nordeste, mas o “Brasil inteiro é prioridade”. O candidato disse que tem a percepção de que há um sentimento de mudança “crescente" no Brasil.

Sobre a questão da estrutura do governo, o candidato da Coligação Muda Brasil disse que incumbiu o ex-governador Antonio Anastasia (Minas Gerais) de preparar o desenho da nova estrutura do governo, com redução do número de ministérios. Ele disse acreditar que 21 a 23 ministérios é um número adequado. “Quero diminuir os ministérios, diminuir os cargos de livre nomeação, e fazer com que o governo funcione, porque hoje o governo não ajuda e começa a atrapalhar a quem quer empreender no Brasil”, disse.

Em relação às denúncias da construção do aeroporto de Cláudio-MG, o tucano disse que se trata de uma obra importante, “que vai estimular o desenvolvimento de toda a região”. Não tenho dúvida de que o tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita. O Ministério Público mostrou isso”. Aécio disse, ainda, que se orgulha de tudo que fez como governador e dará todas as explicações sobre quaisquer temas que surjam. “É papel do homem público fazer isso, mas com muita serenidade, muita tranquilidade. Estou me preparando para vencer as eleições e governar o Brasil em nome da ética, da decência e da eficiência”, disse.