ASSINE
search button

Ibope: 33% dos fluminenses não querem votar para governador

Garotinho lidera com 21%, Crivella tem 16% e Pezão, 15%

Compartilhar

Pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo sobre a eleição para governador do Rio de Janeiro, divulgada nesta quarta-feira (30), mostra o candidato Anthony Garotinho (PR) com 21% das intenções de voto. Marcelo Crivella (PRB) vem em segundo lugar com 16% e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, com 15%. O ex-senador Lindberg Farias (PT) tem 11%.  A margem, de erro é de três pontos percentuais. Dayse Oliveira (PSTU) tem 2%, Ney Nunes (PCB), 1%, e Tarcício Motta (PSOL), 1%.

Votos brancos e nulos somam 21%; não sabem ou não responderam são 12%.

Se houver a distribuição proporcional, hoje, com estes 33% de votos brancos e nulos e de indecisos, o candidato Anthony Garotinho se elege com folga. O tempo de televisão do candidato Pezão é importante para que ele possa expor mais um pouco de tudo aquilo que os fluminenses mostraram nesta pesquisa quando perguntados o que achavam da administração dele (40% regular; 17% péssima; 16% boa; 2% ótima. Regular significa mais para negativo do que para positivo. O que é regular não é bom nem ótimo. Bom e ótimo é o instante de opção de voto.

Rejeição

Garotinho também tem o maior percentual de rejeição entre os entrevistados: 44% responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Já Lindberg e Pezão empatam na rejeição do eleitorado com 17% e estão tecnicamente empatados com Crivella, rejeitado por 15% dos entrevistados.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 26 a 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores, e foi a primeira pesquisa do instituto após a definição oficial das candidaturas.