ASSINE
search button

Panorama das eleições municipais de São João de Meriti 

Compartilhar

Cidade com mais de 350 mil eleitores, cerca de 3% do eleitorado estadual, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), São João de Meriti deve reeditar o panorama apresentado nas eleições de 2008. Ex-deputado federal, o atual prefeito, Sandro Matos (PDT), enfrentará o deputado estadual Marcelo Simão (PSB), a quem derrotou em 2008, no primeiro turno.

Além dos dois candidatos, deve concorrer um ex-secretário de Saúde, João Ferreira Neto (PR), que comandou a pasta por cinco anos.

>> Panorama das eleições municipais de Nova Iguaçu

>> Panorama das eleições municipais de Duque de Caxias

>> Panorama das eleições municipais de Niterói

>> Panorama das eleições municipais do Rio de Janeiro

>>Panorama das eleições municipais de São Gonçalo

Sandro Matos (PDT)

Atual prefeito, eleito em 2008, no primeiro turno, com 140.065 (54,46%) dos votos válidos, Sandro Matos concorrerá à prefeitura de São João de Meriti pela terceira vez. Em 2004, perdeu para Uzias Mocotó, no segundo turno. No município da Baixada Fluminense, o alcaide iniciou sua carreira política, quando, no ano 2000, foi eleito vereador com 1.923 votos.

Dois anos depois de iniciar sua atuação política em São João de Meriti, Sandro elegeu-se deputado federal. Em 2006 foi reeleito para o cargo, ao qual renunciou depois de conquistar a prefeitura. Ao seu lado, terá o irmão, Marcelo Matos (PDT), que tornou-se deputado federal nas últimas eleições.

 

Marcelo Simão (PSB)

Derrotado por Sandro Matos no primeiro turno da disputa pela prefeitura de São João de Meriti em 2008, quando obteve 104.887 votos (ou 40,81% dos votos válidos), Marcelo Simão é deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo, tendo sido reeleito com mais de 45 mil votos. Na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) preside a Comissão de Transportes.

Empresário do ramo de confecções, foi eleito vereador por três mandatos consecutivos, entre 1997 e 2007. O socialista chegou a ser vice-presidente da Câmara local.

 

Dr. João Ferreira Neto (PR)

Vereador em primeiro mandato, o cirurgião obstetra João Ferreira Neto concorrerá pela primeira vez a um cargo majoritário. Meritiense de nascimento, e também professor de medicina legal, Dr. João, como é conhecido na cidade, foi, por cinco anos, secretário municipal de Saúde de São João de Meriti.

Fora de seu domicílio eleitoral, foi diretor do Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu.