Jornal do Brasil

Quarta-feira, 3 de Setembro de 2014

País - Eleições 2010

Veja o mapa das eleições para presidente e governador

Agência Brasil

Brasília - A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) terá, a partir de 1º de janeiro de 2011, que se relacionar com dez governadores de partidos da oposição. Os estados governados por eles representam mais da metade do eleitorado nacional, somando aproximadamente 71 milhões de pessoas.

>> Veja aqui o mapa das eleições

O PSDB foi o partido que mais elegeu governadores. Foram quatro em primeiro turno e mais quatro na votação de domingo. O partido também vai comandar os dois maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, com cerca de 30 milhões de eleitores, e Minas Gerais, com 14,5 milhões.

Os tucanos governarão ainda os estados do Paraná, de Goiás, do Tocantins, do Pará, de Roraima e de Alagoas, que somam 19,6 milhões de eleitores. A oposição nos estados fica completa com o DEM que ganhou os governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, que somam 6,7 milhões de eleitores.

Em contrapartida, Dilma contará com o apoio de 16 governadores de partidos da base aliada. Esses estados somam cerca de 62 milhões de eleitores. O PT comandará cinco estados, entre eles a Bahia, que é o quarto maior colégio eleitoral com 9,5 milhões. O partido da presidente eleita ainda comandará o Rio Grande do Sul, Sergipe, o Acre e o Distrito Federal, que juntos reúnem 11,8 milhões de eleitores.

O PMDB, que tem a vice-presidência da República com Michel Temer, além de governar o terceiro maior colégio eleitoral do país – Rio de Janeiro, com 11,5 milhões de eleitores – vai administrar também mais quatro estados: Mato Grosso do Sul, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia. Esses estados somam mais 9,1 de eleitores.

A maior surpresa destas eleições foi o PSB. O partido estará à frente de seis estados, praticamente empatado com o PMDB no número de eleitores que comandará – 20 milhões. Serão governados pelo PSB os estados de Pernambuco, do Ceará, Piauí, da Paraíba, do Espírito Santo e Amapá. Os dois maiores, Ceará e Pernambuco, somam 12,1 milhões de eleitores. O Amazonas, com 2 milhões de eleitores, será comandado pelo PMN, partido que mantém independência em relação ao governo federal.

Dilma Rousseff terá também uma forte base aliada no Congresso Nacional. Na Câmara, são 387 deputados que prometem apoio ao novo governo, contra 108 parlamentares de partidos de oposição. Existem ainda 18 deputados – 15 do Partido Verde (PV) e 3 do P-SOL – que adotam postura independente.

No Senado, Dilma governará com uma maioria mais tranquila que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 81 senadores, 61 integram partidos da coligação que ganhou a eleição. A oposição, ficará com 20 senadores.

Os partidos que elegeram bancadas expressivas no Congresso, como o PP, com 4 senadores e 41 deputados; o PR, com 3 senadores e 41 deputados; e o PDT, com 2 senadores e 28 deputados não conseguiram eleger nenhum governador.

 

Tags: dilma, Eleições

Compartilhe:

Comentários

20 comentários
  • jordan, Porto Alegre

    Enquanto no Nordeste votaram na Dilma porque foram beneficiados com as políticas sociais e económicas do Lula ,aquí na região sul fomos amplmente "prejudicados" por isso votamos contra ,vai entender um povo destes!!Temos saudades do FHC ,'sofremos" 8 anos e teremos mais 4 para sofrer.Somos um povo (aquí no sul)amplamente politizado e votamos por idéias e não por FATOS,ESSA NOSSA CEGUEIRA É O NOSSO MAIOR ORGULHO.

  • Seidinger, Rio de Janeiro

    A imbecilidade do povo brasileiro é tão grande... como pode, uma pessoa como a acima, dizer que votaram na Dilma porquê foram beneficiados por "políticas sociais e econômicas"?
    Um governo deve primar pelo bem-estar social e por promover maior igualdade entre as classes...
    É impressionante como ainda existem seres que primam menores impostos para suas BMWs, mais dinheiro para gastarem na Gucci e se esquecem que outros tantos passam fome!
    Viva as políticas sociais! Viva a continuidade do melhor e mais social governos já existente nesse país!!! SALVE DILMA!

  • francisco otavio, Valença do Piaui

    Falta consiencia politica ao povo brsileiro temos que votar em alguem que se preocupe com os menos favorecidos e lute em prol de justiça social. Porque somos um país muito perveso e cheio de desigualdades entres as regioes.Que os governos investam mais em educação foi o que o Lula fez.
    Dai a vitoria da Dilma boa sorte.

  • Márcio Leal , Rio de Janeiro

    Que alegria ver o RJ retumbando a vitória de Dilma. Em relação ao amigo gaúcho, lembro-lhe que no RS a diferença foi infima, aproximadamente 1%, o que vai em contrário a sua afirmação descabida de que nós que votamos em Serra somos politizados. Politizados foram os 49% do RS e os 64% da ampla maioria que votaram em Dilma. Em tempo, tirando os 10% que votaram em Marina e no segundo turno, foram contrários a Dilma, sim, pois não foram a favor de Serra e sim contra o PT, teremos somente cerca de 34% do eleitorado, ou seja SP. MG tambem votou Dilma e nem adiantou o Aecio dar uma forçona no segundo turno. O projeto PT de governar se estenderá por mais 8 a 12 anos.

  • fernando, rio janeiro

    fernando h c prejudicou muita gente principalmente os mais carentes e agora eles estão pagando pelos os seus pecados eles vão ficar mas 8 anos torcemos que dilma faça um bom governo e lula volta e seja eleito novamente

  • Roberto Abreu, Fortaleza

    Penso que seja incorreto fazer a separação do País. A Presidente eleita vai governar o País todo, todos os Estados, independentemente dos Partidos a que pertençam os governadores. As relações entre a Presidente e os governadores sã´de natureza institucional e os procedimentos são definidos na legislação. Se há alguim corte a ser feito, não deve sê-lo em função dos Governadores e sim dos votos recebidos por Dilma. Por exemplo, o Governador eleitop em MG é do PSDB, no entanto, Dilma obteve mais (muito mais) votos em Minas do que o Serra. Se o corte for feito por Região, Dilma só perdeu (de muito pouco) nas Regiões Sul e Centro Oeste. Note-se que onde Dilma perdeu, foi por pouco e onde ganhou foi por muito. Dilma ganhou em três dos quatro maiores Colégios Eleitorais do País!

  • José Geraldo Dos Santos, Rio De Janeiro

    O Nordeste Brasileiro foi um divisor de águas na eleição presidencial.Certamente se Josué De Castro, Pedro Ernesto e Miguel Arraes estivessem vivos, estariam felizes com participação decisiva dos nordestinos a favor De Dilma Rousseff nesta eleição. Nós cariocas estamos orgulhosos de ter sido a capital do Sudeste em que Dilma venceu. Ajudamos a torpedear a candidatura do José Serra, ainda que com o Índio da Costa, Gabeira, Cesar Maia, Deputada Lucinha, alguns pastores famosos como o Malafaia e cia apoiando o candidato tucano. Não foi por acaso que o aguerrido político Leonel Brizola fez do Estado do Rio De Janeiro sua trincheira de resistência aos malfadados planos econômicos-eleitoreiros e o povo do Rio sempre reconheceu a luta de Brizola e por pouco não o colocou no segundo turno para derrotar o caçador de marajás na primeira eleição direta após a ditadura militar.

  • Renato, Rio de Janeiro

    Dois idiotas, toda roubalheira já vem de antes, ensinada pelos seus herois.
    Mostrem que são inteligentes, façam um concurso pública e passem.

  • FRANCISCO, Fortaleza

    AS VEZES ME PERGUNTO: PORQUE TANTO PRECONCEITO COM O POVO DO NORDESTE E DO NORTE?

    TALVEZ ESSES PRECONCEITUOSOS SE ACHEM QUE SAO MELHORES DO QUE NOS.

    VI UMA FRASE HORROROSA HOJE NA FOLHA ON LINE: É muito cômodo falar de SUL> SUDESTE e CENTRO OESTE que neste me incluo, nos levamos este país nas costas, venham pra cá trabalhar como nos fazemos diariamente cambada de chupins...........

    POR ISSO O POVO DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL E OS MINEIROS E OS CARIOCAS NAO SAO ABESTADOS. VIVA DILMA E VIVA O NOSSO LULA.

  • WES, Lajeado - RS

    Finalmente alguém que lutou para instalar o comunismo no Brasil é considerado digno para presider um país. É um atentado de incapacidade e ignirância!

  • Pierre, Bassins - Suiça

    O fato é que com o regime militar, qualquer oposição era chamada de pro-comunista. Acho que é importante ter ume Presidenta que assumia que era da oposição e chegou à ser presa por essas convicções. O outro candidato sempre esteve no meio daqueles que mataram tantas pessoas e fizeram tanto mal ao povo brasileiro. Acho que os brasileiros agora conseguiram se conciliar completamente com a época da ditadura militar ou seja, elendo uma pessoa que não aceitava aquela situação. Não há ignorância nem incapacidade nisso e pensar que o povo não tem razão leva a achar que é preciso mandar nele. Cuidado WES, você pode ser um reacionário e nem sabe... será?

  • sergio, santa maria rs

    antes: doce, meiga, devota, comprenciva, cheia de amor, escondendo seu passado um pouco digamos sombrio. agora esta casada, vamos ver que surpresas tera o marido e milhões de filhos e entedeados!

  • edson, teresina

    nordeste votou e alguem q olhou nordeste entao vcs qrei o q q povo do nordeste votei no serra fazer iqual fhc q nunca ligou pro nordeste vejam bem nao e ignorancia do povo e o povo sabe o q quer algumas pessoas do sul e sudeste pensa q brasil e feito entre essas duas regioes a ignorancia ja e de vcs q nao v q lula fez q a dilma continua valeu dilma

  • fernando, primavera do leste

    Infelizmente ainda tem brasileiro como o Jordan que quer dividir o BRASIL com este tipo de comentário preconceituoso desrespeitoso com os nossos irmãos da parte de cima do Brasil,povo trabalhador sofredor com o clima, mais mesmo assim um povo alegre receptivo sem preconceito besta como os gauchos,ta na hora de comecamos a RESPEITAR a opiniâo dos outros porque vivemos numa DEMOCRACIA LIVRE.

  • fernando, primavera do leste

    Infelizmente ainda tem brasileiro como o WES que no minimo deve ter votado no PDS<PFL<DEMO que quer dividir o BRASIL com este tipo de comentário preconceituoso desrespeitoso com os nossos irmãos da parte de cima do Brasil,povo trabalhador sofredor com o clima, mais mesmo assim um povo alegre receptivo sem preconceito besta como os gauchos,ta na hora de comecamos a RESPEITAR a opiniâo dos outros porque vivemos numa DEMOCRACIA LIVRE.

  • Diego, Foz do Iguaçu

    Para as pessoas que pensam que o presidente Lula fez muita coisa, parem e reflitam... Como esta a saúde publica e atendimento nos hospitais(Super lotado e desumano), Segurança(um caos), Educação(lamentável e com prova do índice do idh principalmente do nordeste), então gente em vez de pensar que ele tinha a boa intenção de reduzir a desigualdade social, não pensem mas vejam a realidade ele investiu só nisso e o resto deixou de lado.
    Cade a dignidade de ter um trabalho DECENTE que o governo pode construir muito nesse BRASIL de todos.
    É por isso a revolta do sul.
    Sem ofensas pessoal apenas reflitam e vejam se vale mesmo apena defender um politico que em vez de trabalhar um pouco mais e dar emprego e dignidade as pessoas preferiu ir pelo caminho mais fácil e apenas dar ajudas de custo.

  • Diego, Foz do Iguaçu PR

    Boa noite pessoal, vamos deixar claro aqui é que tem uns babaca que não sabem se expressar mas a questão é o seguinte, o nordeste so votou em dilma pelo fato dos programas sociais os ajudarem muito, mas não é que são ruim esses programas mas a questão da qual revolta a gente é que...
    Em 8 anos de governo Lula, a Saúde é pessima ex disso, nossos hospitais e seus atendimentos e isso é um problema nacional...

  • Diego, Foz do Iguaçu PR

    ... Segurança um desastre, e esta ai os numeros e tudo o que vocês veem na tv para provar, alem disso vem a questão da educção que é precária e volto a dizer tudo com provas por ex. i IDH e todos os ultimos testes de provões e tudo mais. Por que que em 8 anos ele não melhorou isso (nota, em sua campanha de reeleição ele disse que conseguiria!!!), em vez de bolsas dar emprego com salario decente e condições de vida DIGNA aos nordestinos.
    Há um ditado assim "É mais fácil dar o peixe do que ensinar a pescar".
    A crítica não é ao povo nordestino, e sim ao governo e para lembrarem o governo FHC pegou um BRASIL falido e estruturou e fez uma base decente para o governo LULA melhorar e em vez disso apenas usou de artimanhas para ganhar voto.

  • Diego, Foz do Iguaçu PR

    Oi

  • alicia gatinha, sao paulo

    ebaaaaaaaa

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.