ASSINE
search button

Continuaremos a adotar medidas para proteger lira turca, diz ministro turco

Compartilhar

O ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, afirmou nesta terça-feira que continuarão a ser adotadas medidas necessárias para combater a crise financeira e as fraquezas econômicas. A autoridade falou especificamente sobre proteger a lira, moeda que bateu várias mínimas históricas nos últimos dias, diante dos desequilíbrios locais e das sanções dos EUA ao país.

Em evento em Ancara, Albayrak ressaltou que continuam a vigorar as regras de livre mercado no país, de acordo com a agência estatal Anadolu. Ele comentou ainda que, como não há uma corrida bancária, isso significa "claramente" que os turcos continuam com suas operações normais. Sobre o câmbio, afirmou que o dólar tornou-se "um instrumento de punição" dos EUA, mas que o governo turco adotará medidas para proteger a moeda local, avaliando as regulações para reduzir os riscos no câmbio. "Nós veremos nossa lira turca se fortalecer", previu.

Cunhado do presidente Recep Tayyip Erdogan, Albayrak tem afirmado nos últimos dias que o governo trabalha para restaurar a calma nos mercados, destacando a prontidão para agir em caso de necessidade.