ASSINE
search button

Bolsas de NY fecham em baixa, ainda refletindo temores com Turquia e emergentes

Compartilhar

Os mercados acionários americanos encerraram em baixa o pregão desta segunda-feira, 13, em um cenário de renovados temores com a situação financeira turbulenta da Turquia e em meio ao "sell-off" de diversas moedas de países emergentes em relação ao dólar.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,50%, aos 25.187,70 pontos; o S&P 500 baixou 0,40%, aos 2.821,93 pontos, e o Nasdaq recuou 0,25%, aos 7.819,71 pontos. Já o índice de volatilidade VIX, considerado o medidor de medo de Wall Street, chegou ao fim do dia em alta de 12,31%, aos 14,78 pontos.

A crise financeira na Turquia continuou a se espalhar pelos mercados globais, levando os investidores a fugir de ativos considerados mais arriscados, como as ações. Além disso, a queda dos preços do petróleo também impediu que as bolsas apresentassem ganhos em Nova York, com o subíndice de energia do S&P 500 apresentando recuo de 1,22%, para 547,44 pontos, com a Chevron em baixa de 0,73% e a ExxonMobil com perda de 1,08%.

Nesta segunda-feira, o banco central turco disse que forneceria liquidez aos bancos conforme necessário, de acordo com um comunicado divulgado durante a madrugada. Além disso, um conjunto de medidas para apoiar a lira foi anunciado. No entanto, o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, continuou a pregar que as taxas de juros não irão subir, fazendo com que a lira continuasse sua rota de desvalorização diante da moeda americana.

O tombo da lira provocou temores de que a Turquia talvez não conseguisse pagar a dívida denominada em outras moedas e também abalou outros mercados emergentes. Somente nesta segunda-feira, as divisas da Argentina, África do Sul, Índia, México, China e Indonésia apresentaram fortes perdas em relação ao dólar. "Alguns indicadores mostram que a situação não está melhorando em solo turco", disse o estrategista sênior de mercados da Allianz Investment Management, Charlie Ripley.

O medo de contágio da Turquia continuou a pesar sobre ações de bancos em meio à alta exposição de instituições financeiras da Europa ao país euro-asiático. Na esteira, papéis de bancos americanos apresentaram forte queda: o Goldman Sachs caiu 1,20%, o Morgan Stanley cedeu 2,15% e o Bank of America recuou 2,28%. "O governo turco tem de fazer algumas mudanças e mostrar que realmente está tentando abordar a questão para dar mais confiança aos investidores", disse o economista-chefe da Dun & Bradstreet, Bodhi Ganguli.