ASSINE
search button

Demanda por bens industriais recua 8,3% em maio ante abril, diz Ipea

Compartilhar

A paralisação dos caminhoneiros, que se estendeu por 11 dias ao fim de maio, diminuiu a demanda por bens industriais no País no mês, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou queda de 8,3% em relação a abril.

Na comparação com maio de 2017, o indicador mostrou um recuo de 6,4%. No acumulado em 12 meses, porém, a demanda por bens industriais permaneceu positiva, com crescimento de 3,9%.

"De forma geral, até pelas incertezas que o País vive, os números não são tão bons quanto os que esperávamos no início no ano, mas a greve agravou bastante o cenário e teve impacto mais forte no mês de maio. A tendência é de que, aos poucos, o indicador volte a um nível de normalidade", avaliou Leonardo Mello de Carvalho, pesquisador do Ipea, em nota oficial.

O consumo aparente é composto pela produção industrial doméstica, sem as exportações, e acrescidas as importações de bens industriais.

A produção industrial, já excluídas as exportações, recuou 9,9% em maio ante abril. As importações caíram 4,3% no período. Na comparação com maio de 2017, a produção industrial, subtraídas as exportações, encolheu 8,5%. As importações de bens industriais avançaram 3,8%.