Jornal do Brasil

Domingo, 15 de Julho de 2018 Fundado em 1891

Economia

Opep fecha acordo preliminar para elevar produção de petróleo em 600 mil bpd

Jornal do Brasil

Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordaram nesta sexta-feira com um acordo preliminar para elevar a produção de petróleo em cerca de 600 mil barris diários, segundo pessoas relacionadas ao assunto.

O acordo é preliminar e envolve os chamados barris efetivos - ou barris "reais" que, na verdade, atingirão os mercados eventualmente, disseram as pessoas. A reunião da Opep continua nesta sexta-feira à tarde em Viena. Os ministros não decidiram sobre o mecanismo exato para aprovar o aumento, ou como o grupo comunicará os detalhes técnicos, disseram essas pessoas.

Os ministros entraram na reunião desta sexta-feira com uma meta oficial de aumentar a produção em um milhão de barris por dia, divididos entre os membros da Opep e um grupo de aliados não membros do cartel, liderados pela Rússia. Como cada país desse grupo dividiria, em teoria, uma parte do aumento - e alguns países não conseguiriam impulsionar a produção agora -, um milhão de barris diários se traduziu em algo próximo de 600 mil barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.



Compartilhe: