ASSINE
search button

Protesto de caminhoneiros afeta oferta de alimentos no RJ

Fecomércio RJ diz que movimento pode provocar alta no preço das mercadorias

Compartilhar

O comércio e os consumidores flumineses jão estão sendo afetados pela paralisação promovida pelos caminhoneiros. A informação é da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), nesta quinta-feira (24). 

Com a limitação de movimentação dos produtos nas rodovias, o comércio enfrenta problemas de abastecimento, especialmente de gêneros alimentícios, o que prejudica diretamente a população, também impactada pela falta de combustível nos postos.

Impactos na economia

Para a entidade de classe, caso não ocorra um acordo ainda nesta semana, poderá haver impactos negativos na economia, como aumento no custo dos fretes, provocando alta no preço final das mercadorias para o consumidor. Tal variação pode pressionar os índices de inflação e, posteriormente, influenciar inclusive a política de juros, cuja trajetória de queda foi interrompida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em sua última reunião.

De acordo com a entidade, a redução artificial dos preços dos combustíveis e o corte do PIS/Cofins não resolvem o problema em definitivo, pois é necessária a discussão da elevada carga tributária do país, que em alguns casos corresponde a quase metade do preço final do produto.