ASSINE
search button

Ministros se reúnem com representantes de entidades de caminhoneiros

Compartilhar

Ministros se reúnem com representantes de entidades de caminhoneiros no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira, 24. Pelo governo, estão os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Valter Casimiro (Transportes) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Além deles, o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, também participa pelo governo. O encontro estava marcado para 14h.

Entre os caminhoneiros, há vários grupos que representam os manifestantes: Fetrabens, CNTA, Abcam, Unicam, Sindicam/DF, Sinditac de Ijuí/RS, Sinaceg, CNT, NTU, Federação dos Trabalhadores Autônomos de Carga e Transporte Forte. Há, ainda, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura.

Abcam: Greve só acaba com publicação da isenção de impostos no DOU

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou na manhã desta quinta-feira, antes da reunião com os ministros, que o movimento de paralisação da categoria só terminará quando a redução de impostos dos combustíveis for publicada no Diário Oficial da União (DOU). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da entidade, que mencionou que o movimento "não acredita mais nas promessas do governo" e que, por isso, a paralisação só terminará quando a decisão "virar lei".

Mais cedo, o presidente Abcam, José da Fonseca Lopes, havia dito em entrevista à Rádio Eldorado que as manifestações poderiam ser suspensas nesta tarde, desde que o projeto que prevê zerar a PIS-Cofins sobre o óleo diesel fosse aprovado pelo Senado. Líderes do movimento terão encontro com a cúpula do governo federal às 14h no Palácio do Planalto.

Na noite de quarta-feira (23), a Petrobras anunciou a redução do preço do diesel em 10% e a manutenção desses preços por 15 dias. Aparentemente consternado, o presidente da estatal, Pedro Parente, revelou que, após o período, a política de reajuste de preços da empresa voltará a ser praticado.