ASSINE
search button

Japão adverte do risco de novas tarifas dos EUA a veículos importados

Compartilhar

O ministro japonês do Comércio advertiu, nesta quinta-feira (24), sobre o perigo de que os Estados Unidos decidam impor tarifas aos carros importados, uma medida que está sendo estudada pelo presidente Donald Trump.

"No caso, e apenas no caso, de que se lance esta medida, seria uma medida de restrição comercial extremamente ampla. Estas medidas restritivas afundariam o mercado mundial na confusão", disse Hiroshige Seko à imprensa em Tóquio.

As declarações do ministro respondem ao anúncio de quarta-feira do secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, que anunciou a abertura de uma investigação sobre as importações de carros, a base legal para a criação de tarifas que podem alcançar até 25%, segundo a imprensa americana.

"Há provas que sugerem que, durante décadas, as importações do exterior erodiram nossa indústria do automóvel", disse Ross.

Trata-se de argumentos similares aos que o governo Trump usou para sobretaxar o aço e o alumínio importados.

A economia japonesa, terceira do mundo, depende em grande medida das exportações para os Estados Unidos, em particular de automóveis. Os veículos particulares representam 30% das exportações japonesas para os Estados Unidos.