ASSINE
search button

BC decreta liquidação extrajudicial da corretora Gradual

Compartilhar

O Banco Central (BC) decretou nesta terça-feira (22) a liquidação extrajudicial da Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários, com sede em São Paulo.

Segundo o BC, a “existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da Gradual CCTVM, o comprometimento de sua situação econômico-financeira, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores foram as razões que levaram à liquidação da empresa.”

De acordo com o Banco Central, a Gradual não tem vínculo com qualquer conglomerado bancário, tem “baixa relevância” no Sistema Financeiro Nacional, representando apenas 0,003% do ativo total e 0,07% dos recursos administrados de terceiros. A corretora foi responsável por 0,04% do movimento total de câmbio realizado no 4º trimestre de 2017.

A Gradual foi alvo da Operação Papel Fantasma, da Polícia Federal, no ano passado, por suspeita de crimes contra o sistema financeiro nacional contra servidores e prefeituras de pelo menos oito municípios do país. A fraude, de “centenas de milhões de reais”, teria sido aplicada nos institutos de Previdência relacionados às prefeituras.

Na semana passada, a Gradual anunciou o encerramento de suas atividades na Bolsa de Valores.