Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Economia

Warren Buffett ganha US$ 29 bilhões com a reforma fiscal de Trump

Jornal do Brasil

A Berkshire Hathaway, holding do bilionário americano Warren Buffett, recebeu um cheque de 29 bilhões de dólares do governo, graças à reforma fiscal aprovada pelo governo Donald Trump, que reduziu consideravelmente os impostos das empresas.

Em sua aguardada carta aos acionistas, Buffett explica que lucro líquido das participações da holding chegou a 65,3 bilhões de dólares em 2017.

"Grande parte do ganho não veio de nada que conquistamos na Berkshire," explicou Buffet, um dos investidores mais admirados do mundo. 

Warren Buffett ganha US$ 29 bilhões com a reforma fiscal de Trump

"Apenas 36 bilhões procedem das operações da Berkshire. Os demais 29 bilhões foram entregues em dezembro quando o Congresso reescreveu o código fiscal".

A reforma reduziu a taxa de impostos das empresas americanas de 35% para 21%, o que fez com que muitas companhias alterassem sua contabilidade, mudanças que para algumas representaram custos adicionais e para outras, como a Berkshire Hathaway, enormes ganhos fiscais.

A Berkshire Hathaway possui participações acionárias em várias grandes empresas de diversos setores da economia americana, como American Express, Apple, Bank of America, Charter Communications, Coca-Cola, Delta Air Lines, General Motors, Goldman Sachs, Moody's, Wells Fargo e Southwest Airlines. 

O lucro líquido da holding passou de 24,07 bilhões de dólares em 2016 a 44,94 bilhões em 31 de dezembro de 2017.

Agência AFP


Tags: buffett, dinheiro, donald, eua, imposto

Compartilhe: