ASSINE
search button

Petróleo registra alta com fechamento de oleoduto no Mar do Norte

Compartilhar

Os barris de petróleo registram alta nesta sexta-feira (15), ainda que moderada, após o fechamento do sistema de oleodutos no campo Forties, no Mar do Norte, para reparo. Por outro lado, o mercado também responde nesta semana ao avanço da produção norte-americana, que subiu 73 mil barris diários e chegou a 9,78 milhões de barris diários, a máxima desde o início da década de 1970 e perto dos níveis dos principais produtores da Rússia e Arábia Saudita, principais produtores de petróleo.

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) alertou que o aumento na produção norte-americana deve ter continuidade em 2018, o que prejudica os esforços da Opep e de outros países como a Rússia para conter a desvalorização da commodity. 

A IEA prevê que a oferta fora da Opep, incluindo a participação dos EUA, pode aumentar 600 mil barris por dia em 2017 e 1,6 milhão de barris por dia em 2018. 

Às 10h13, o barril de WTI para entrega em janeiro tinha alta de 0,56%, a US$ 57,36. Já o barril de Brent para fevereiro avançava 0,22%, a US$ 63,45. 

>> Opep prorroga cortes na produção de petróleo por 9 meses

>> Jim O’Neill no 'Project Syndicate': A irregularidade do petróleo

>> 'Financial Times': Traders de commodities miram escala de participação no mercado