ASSINE
search button

Argentina volta ao 'top 10' das exportações de carne

O país entrou na lista pela última vez em 2010

Compartilhar

De acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Argentina retornou ao ranking dos 10 países que mais exportam carne bovina no mundo. No informativo de outubro, o USDA previu que a Argentina e o México encerrariam 2017 com 280 mil toneladas de carne exportadas, cada um, ficando no limiar da lista. 

Porém, os dados de novembro e dezembro demonstraram que a Argentina finalizaria com um nível superior a 300 mil toneladas, deixando para trás o México, que fecharia com 280 mil toneladas.

Os dados ainda demonstram que 46% da carne argentina é destinada a China, 14% para o Chile e 11% a Alemanha. Além disso, o gado do país cresceu 8,6%, alcançando 11,57 milhões de cabeças. A Argentina, que havia entrado no ranking pela última vez em 2010, era a terceira exportadora mundial em 2005, com 770 mil toneladas anuais. No entanto, uma série de políticas do governo acabaram freando as exportações, fazendo com que os argentinos se voltassem mais ao mercado interno.