ASSINE
search button

Bovespa opera em baixa com revés no andamento da reforma da Previdência

Compartilhar

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo opera em baixa nesta quinta-feira (14), reagindo ao revés no andamento da reforma da Previdência. Investidores aguardam a possível leitura do texto pelo relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), ainda nesta quinta.

Na quarta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a leitura poderia ocorrer, mas que não haverá discussão, rito regimental que antecede a votação.

Do exterior, a influência para a bolsa de São Paulo é mista. Os índices acionários futuros em Nova York estão em alta desde cedo, mas as commodities – como petróleo e minério de ferro – desvalorizam nesta sessão.

Às 11h36, o Ibovespa recuava 0,95%, a 72.225 pontos.

Já o dólar opera em alta ante o real, com a renovação da cautela no mercado em meio a um mal-estar provocado por informações desencontradas sobre a votação da reforma da Previdência na véspera.

A declaração do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a apreciação da proposta ficaria para fevereiro de 2018 levou o governo a montar uma operação de redução de danos para mostrar que não há definição sobre a votação.

A Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou nota em que disse esperar a leitura do novo texto em plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira e que, somente após esse procedimento, o presidente Michel Temer vai discutir a data da votação da proposta.

Às 11h46, o dólar avançava 0,85%, a R$ 3,3380 na venda, depois de interromper na véspera quatro altas seguidas e ceder 0,37%.