Jornal do Brasil

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Economia

Confira dicas de como administrar o 13º

Bônus de fim de ano pode ser uma boa maneira de desafogar as contas acumuladas 

Jornal do Brasil

Uma das boas notícias de fim de ano para quem está empregado é a chegada da data para o recebimento do 13º. Mas você já sabe o que fazer com o seu bônus salarial? Para não perder o foco e sair gastando tudo sem pensar no amanhã, a Coach Comportamental Sabrina Spindola reuniu algumas dicas de como usar da melhor maneira o seu dinheiro.

Segundo a especialista é necessário pensar de uma forma mais ampla e não apenas nos gastos de final de ano como a ceia de Natal e os presentes. “Fazer a si mesmo algumas perguntas antes de sair gastando já é um bom começo”, explicou Sabrina.

1- Tenha em mente quais são as suas prioridades

“Pense no seu orçamento anual e nos vários investimentos que precisam ser feitos para se ter qualidade de vida e assim começar o ano com pé direito. Por exemplo, investimentos em moradia, educação, roupas e lazer”, disse.

2- Saiba o que precisa de investimento agora

“Depois de pensar nas prioridades você deve saber qual será a sua escolha para investir seu 13º salário e que dará mais retorno financeiro ou qualidade de vida”.

3- Renegocie suas dívidas

“O valor do 13º é compatível com o pagamento ou renegociação de alguma dívida? Se a resposta for sim, uma boa opção seria quitar essa dívida para começar a se organizar melhor nos gastos com o valor de sua receita mensal”.

4- Tenha controle de suas despesas

“Para ter qualidade no bom uso do seu dinheiro é importante ter um controle de quanto você ganha e quanto você gasta. Assim você conseguirá calibrar as despesas sempre que precisar de algum ajuste”, explica.

5- Guarde dinheiro

“Tenha a mentalidade de abundância. Aprenda a guardar parte do que recebe. Para criar esse hábito você pode começar a poupar pouco mesmo, mas que seja contínuo e que faça todo mês para que essa seja uma mudança e aprendizagem. Colocar uma meta pode ajudar nesse processo, por exemplo, uma viagem, um curso”.

Tags: bônus salarial, controle, despesas, dívidas, guarda, prioridades, renegociação

Compartilhe: