ASSINE
search button

Ryanair pode levar multa de 5 milhões de euros na Itália

Empresa é acusada de não informar passageiros sobre direitos

Compartilhar

A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (AGCM), órgão antitruste da Itália, abriu nesta segunda-feira (4) um procedimento de "não conformidade" contra a companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair, acusada de não informar passageiros sobre seus direitos após cancelamentos de voos.    

Segundo a autarquia, a empresa não seguiu uma determinação de 25 de outubro passado que a obrigava a fornecer informações "claras, transparentes e imediatamente acessíveis" aos consumidores italianos afetados pelo cancelamento de mais de 2 mil voos anunciado em meados de setembro. 

A Ryanair tinha um prazo de 10 dias para se adequar à regra, o que não foi feito. Além disso, tentou suspender a normativa no Tribunal Administrativo Regional do Lazio, que rechaçou o pedido da empresa em 22 de novembro.    

Como os problemas continuaram a AGCM decidiu abrir um procedimento de não conformidade contra a companhia irlandesa, que arrisca levar uma multa de até 5 milhões de euros (R$ 19 milhões, segundo a cotação atual).    

A Ryanair ainda não se pronunciou sobre o caso.