ASSINE
search button

Fundo dos EUA mostra interesse em comprar Alitalia, diz jornal

Cerberus teria apresentado uma proposta após o leilão oficial

Compartilhar

O fundo norte-americano Cerberus Capital Management teria enviado uma proposta para comprar a companhia aérea Alitalia, informou nesta quarta-feira (25) o jornal "Financial Times". No entanto, a proposta teria sido enviada após a finalização do prazo fixado para o leilão da empresa porque os norte-americanos consideraram o prazo inicial "muito restritivo".

De acordo com a publicação, a empresa estaria interessada na compra total da companhia aérea se esta puder ser "reestruturada totalmente". Ainda segundo a matéria, a Cerberus estaria disposta a investir entre 100 milhões e 400 milhões de euros, em um plano que prevê ainda um papel do Governo, com uma cota na companhia, e dos sindicatos, com uma espécie de "divisão de lucros".

A Alitalia recebeu propostas de sete empresas, incluindo a alemã Lufthansa e da britânica Easy Jet. No entanto, nenhum dos envelopes mostrou uma empresa interessada na compra total da companhia italiana, mas sim apenas por partes dela.

Após os rumores sobre a Cerberus, o diretor financeiro da Lufthansa, Ulrik Svensson, confirmou que a sua empresa tem o interesse em "uma nova Alitalia", mas descartou comprar a companhia "como está hoje".

A Alitalia foi colocada à venda após entrar em um nova grave crise de liquidez, agravada pela recusa dos funcionários de um novo plano de demissão de mais de mil funcionários.

O corte era uma exigência dos acionistas para aprovar um aumento de capital de cerca de dois bilhões de euros. Com isso, a empresa se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo, que nomeou três comissários extraordinários para administrá-la e fez dois empréstimos-ponte, totalizando 600 milhões de euros, para permitir a continuidade de operações.