ASSINE
search button

'La Nación': Operação "Carne Fraca" leva França a suspender acordo da UE com Mercosul 

Escândalo coloca em dúvida questões de segurança alimentar

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (19) pelo jornal argentino La Nación afirma que o acordo amplamente discutido entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pode ser adiado para o próximo ano, período aguardado com grandes expectativas pelos governos do presidente argentino, Mauricio Macri, e no Brasil, Michel Temer. 

Segundo a reportagem o embaixador da França para o Brasil advertiu que seu país vai procurar avaliar melhor a segurança alimentar de produtos do bloco sul-americano, dado o escândalo de carnes adulteradas que ocorreu no Brasil no início deste ano.

"Queremos o acordo, mas não a qualquer preço", disse o embaixador Michel Miraillet à imprensa brasileira. 

"Não há preocupação com a segurança alimentar e isso é um problema que tem crescido em países europeus", acrescentou, mencionando a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal brasileira em março deste ano, envolvendo uma rede de corrupção em refrigeradores para liberação de licenças sanitárias, que e detectou várias remessas com estado duvidoso de carne,além de "maquiagem" com produtos químicos.

As questões de segurança alimentar não faziam parte da discussão do acordo de livre comércio simplesmente porque cada uma das partes estabelecia seu padrão para a entrada de produtos, diz o noticiário. 

As mudanças no mandato dos negociadores europeus certamente também levarão a mudanças nas posições do Mercosul e adiarão discussões, finaliza.

>> La Nación