ASSINE
search button

'Financial Times': JBS desiste de IPO de subsidiária nos EUA

Jornal destaca escândalo de corrupção envolvendo empresa  

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (17) pelo jornal Financial Times conta que de acordo com comunicado enviado à Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regular dos mercados norte-americanos, a JBS, maior processadora de carne do mundo, que está envolvida em um grande escândalo de corrupção, desistiu dos planos para listar a sua subsidiária JBS Foods International na bolsa de Nova York.

Em nota , a JBS disse que o comunicado enviado à SEC é "uma questão processual" e não impede uma listagem futura na bolsa de Nova York. "A companhia continua com a visão de que uma listagem no país é o caminho certo para maximizar seu valor para todos os stakeholders”, acrescentou.

Segundo a reportagem o IPO dos negócios internacionais da JBS, que incluiria a divisão de alimentos processados Seara, era vista pelo mercado como uma oportunidade para a maior processadora de carne bovina do mundo destravar valor de suas operações e reduzir dívida.

Times avança e diz que a possibilidade de cancelamento do IPO já era considerada pelo mercado após o estouro dos escândalos que envolveram a companhia, cujo ex-presidente executivo, Wesley Batista, está preso, acusado de ter se aproveitado das delações premiadas para lucrar no mercado financeiro por meio de uso de informações privilegiadas.

O noticiário destaca que em agosto, o então presidente da JBS, Wesley Batista, já tinha adiado os planos de realização do IPO para o final de 2018. Wesley Batista está preso desde o dia 13 de setembro em razão da investigação de uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro. Com a prisão de Wesley, quem assumiu o comando da JBS foi José Batista Sobrinho, fundador da JBS e pai de Wesley e Joesley Batista.

As delações premiadas dos irmãos Batista e de outros ex-executivos da JBS e da holding controladora J&F Investimentos forçaram a processadora de carne a anunciar um programa de venda de ativos para levantar R$ 6 bilhões e a renegociar dívidas com bancos.

A JBS terminou junho com dívida líquida de cerca de $ 50 bilhões e uma dívida líquida sobre Ebitda* de 4,16 vezes. O lucro do segundo trimestre caiu 80% sobre um ano antes, para R$ 309 milhões, impactado por câmbio e aumento de despesas.britânico Financial Times conta que a JBS, finaliza o diário.

*Ebitda é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida).

>> Financial Times