ASSINE
search button

Richard H. Thaler vence Nobel de Economia 2017

Norte-americano inseriu hipóteses psicológicas nas análises de processos decisórios

Compartilhar

O norte-americano Richard H. Thaler, professor da Universidade de Chicago, venceu nesta segunda-feira (9) o Prêmio Nobel de Economia de 2017.

Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, Thaler, 72 anos, foi laureado por causa de seus estudos sobre economia comportamental. "Ele inseriu hipóteses psicologicamente realísticas nas análises de processos decisórios econômicos", diz a entidade.

Além disso, o norte-americano, ao explorar as "consequências de uma racionalidade limitada, de preferências sociais e da falta de autocontrole", evidenciou como "esses traços humanos influenciam sistematicamente as decisões individuais e os êxitos do mercado".

O prêmio desta segunda-feira encerra a temporada de 2017 do Nobel, que neste ano também laureou os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael Young (Medicina); o alemão Rainer Weiss e os norte-americanos Barry Barish e Kip S. Thorne (Física); o suíço Jacques Dubochet, o alemão Joachim Frank e o escocês Richard Henderson (Química); o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro (Literatura); e a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares (Paz). (ANSA)