Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Novembro de 2017

Economia

Petróleo registra alta após projeção da AIE de alta na demanda

Jornal do Brasil

Os barris de petróleo negociados em Londres e Nova York voltam a registrar valorização nesta quinta-feira (14). Na véspera, a Agência Internacional de Energia (AIE) apontou que a demanda global pela commodity deve acelerar em seu ritmo mais rápido em dois anos, revisando sua estimativa para 1,6 milhão de barris por dia, contra a projeção de 1,5 milhão divulgada em julho.

A AIE apontou ainda que a oferta global de petróleo caiu pela primeira vez em quatro meses, em agosto. 

O relatório foi divulgado um dia após o da Opep, que indicou que a produção do cartel caiu no mês passado pela primeira vez desde março, em 79 mil barris diários, para 32,76 milhões de barris, principalmente devido à queda na Líbia, Gabão, Venezuela e Iraque. 

Por outro lado, o Departamento de Energia norte-americano apontou para uma alta nos estoques de petróleo bruto acima da esperada, de 3,2 milhões de barris, após o furacão Harvey afetar o mercado. 

Às 11h53, o barril de Brent para novembro negociado na ICE, em Londres, tinha alta de 1,36%, a US$ 55,91. Já o barril de WTI para entrega em outubro, negociado no Nymex, em Nova York, avançava 2,25%, a US$ 50,41. 

Tags: barris, brent, demanda, estados unidos, estoques, furacão, mercado, oferta, opep, petróleo, produção, wti

Compartilhe: