ASSINE
search button

PIB da Itália surpreende e cresce 0,4% no segundo trimestre

Dados do Istat apontam retomada mais forte do que a prevista

Compartilhar

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália apresentou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2017 na comparação com o período anterior, informam os dados preliminares do Instituto de Estatísticas Italiano (Istat) nesta quarta-feira (16).

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, os números são ainda melhores, com um crescimento de 1,5%. Os dados mostram uma retomada econômica mais forte do que as previsões iniciais do governo. Até o momento, somando os primeiros seis meses, o crescimento é de 1,2%.

Se o ritmo for mantido como nos dois primeiros trimestres, o Istat prevê que a economia da Itália fechará o ano com alta de 1,5%, sendo que o governo previu que o PIB cresceria 1,1% em 2017.

O crescimento foi puxado tanto pela indústria como pelos serviços, que "tem um andamento homogêneo, com os serviços mantendo uma taxa de crescimento importante". Já a agricultura registrou uma leve queda na produção.

"Istat. Crescimento 2017 previsto para +1,5% melhor do que as previsões. Uma boa base para retomar a economia e os postos de trabalho", escreveu o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, em sua conta no Twitter.

Já o ministro das Finanças, Pier Carlo Padoan, afirmou que o crescimento "teve a contribuição de uma política econômica que, desde 2014, tem procedido com coerência em um sentido longo e estreito, mas traçado de modo claro: redução de taxas, incentivos aos investimentos privados, medidas sociais para o combate à pobreza e à desigualdade, gestão focada na melhora do saldo das finanças públicas".

No entanto, Padoan reconheceu que o país precisa fazer mais pelos jovens, que ainda representam mais de 30% dos desempregados da Itália.