ASSINE
search button

Taxa de desemprego fica em 13% e atinge 13,5 milhões de trabalhadores

Índice registrou queda de 0,7 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre

Compartilhar

A taxa de desemprego caiu de 13,7% para 13% no segundo trimestre deste ano, um recuo de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro. 

A população desocupada (desempregados em busca de oportunidade) fechou o segundo trimestre do ano em 13,5 milhões de pessoas, recuando 4,9% em relação ao trimestre móvel anterior, mas 16,4% acima do contingente estimado no mesmo trimestre móvel de 2016.

A queda na taxa de desemprego, contudo, ocorreu com o crescimento da informalidade, e não de vagas formais. O total de empregados formais permaneceu praticamente estável, com um recuo de 0,2%, representando 33,3 milhões de trabalhadores, mas o número de trabalhadores sem carteira assinada cresceu 4,3% e atingiu 10,6 milhões de pessoas. O trabalho por conta própria também avançou 1,8%, e chegou a 22,5 milhões de pessoas.

A população ocupada ficou em 90,2 milhões no segundo trimestre, um alta de 1,4%, o que significa que mais 1,3 milhão de pessoas ingressaram no mercado de trabalho, em relação ao trimestre janeiro-março de 2017. O maior crescimento foi registrado nas áreas da indústria e dos transportes.

Com Agência Brasil