ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Brexit vai prejudicar negócios entre empresas alemãs e Reino Unido

Indústria alemã já teme consequências do Brexit

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (28) pelo jornal alemão Deutsche Welle conta a Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK) espera um claro recuo nas relações comerciais da Alemanha com o Reino Unido por causa do Brexit.

Reportagem diz que segundo uma pesquisa da DIHK, cerca de 40% das empresas alemãs com atuação no Reino Unido esperam uma piora nos negócios nos próximos meses – mesmo que a situação atual ainda seja definida como "mais ou menos sólida". Das empresas consultadas, 9% planejam retirar investimentos do Reino Unido, a maioria para a Alemanha, mas outras também para países dentro e fora da UE.

> > Deutsche Welle German firms report Brexit will 'seriously damage' business with UK

De acordo com o diário, diante do início das negociações sobre a saída do Reino Unido, Schweitzer alerta contra "concessões excessivas", o que poderia prejudicar o mercado comum europeu. Ao mesmo tempo, ele espera que os obstáculos ao transporte de mercadorias e a burocracia se elevem o mínimo possível. Um desejo compreensível, já que um fracasso nas negociações significaria uma saída ríspida – o chamado "Brexit duro". Se isso ocorrer, o Ministério alemão das Finanças prevê tremores nos mercados financeiros. Se a União Europeia e o Reino Unido não chegarem a um acordo dentro do prazo previsto, a estabilidade dos mercados financeiros poderá ser ameaçada.

O noticiário aponta que em 34 páginas, os funcionários do Ministério das Finanças alemão reuniram as questões financeiras que a UE e o Reino Unido terão de resolver e o que pode acontecer se não houver acordo dentro do prazo previsto. E o tempo urge: o Artigo 50 do Tratado de Lisboa prevê que as negociações para um divórcio amigável durem no máximo dois anos – pouco tempo se for considerada a montanha de problemas.

Pelos cálculos da UE, o Reino Unido terá que pagar até 60 bilhões de euros ao bloco pela sua saída, afirma o Deutsche Welle. O total se refere aos valores já devidos pelos britânicos ao atual orçamento europeu e compromissos com aposentadorias de trabalhadores da UE.