ASSINE
search button

Financial Times: Brasil suspira aliviado com volta da exportação de carne

China, Chile e Egito voltaram a importar carne brasileira enquanto investigação continua

Compartilhar

O jornal britânico Financial Times deu destaque à volta da importação de carne brasileira por países como a China, que responde por cerca de um terço das exportações brasileiras de carne.

O jornal lembrou que outros grandes clientes do Brasil, como Chile e Egito, também retiraram a suspensão das importações de carne nacional, a despeito das investigações em andamento sobre alegações de corrupção entre fiscais sanitários e produtores nacionais.

Para o jornal, a retirada da suspensão é uma boa notícia para o governo Temer, “que está lutando com a pior recessão do país em mais de um século.”

A resposta da JBS e BRF, empresas envolvidas no escândalo, também recebeu espaço no jornal. Foi destacado que elas negaram qualquer erro e afirmaram não tolerar corrupção em suas operações. “Elas também afirmaram não ter vendido produtos de má-qualidade. A polícia não está investigando se tanto a JBS ou a BRG venderam carne podre, se concentrando nas alegações de tais práticas entre operadores menores”, ressaltou o artigo do Financial Times.

O jornal deu destaque às avaliações de analistas, para os quais a boa notícia do reinício das exportações para a China ainda fica à sombra da investigação em curso sobre as supostas violações. “Membros do governo e sua base aliada já estão envolvidos em um esquema envolvendo a estatal Petrobras e uma das maiores empreiteiras do país, a Odebrecht. O senhor Temer tem necessitado de toda a credibilidade que puder reunir para conseguir passar difíceis reformas no Congresso. Incluindo uma reforma no caro sistema previdenciário do país”, disseram analistas ao jornal.