ASSINE
search button

Preço do petróleo WTI fecha pregão em queda, Brent fica estável

Compartilhar

Os contratos futuros dos barris de petróleo negociados em Nova York fecharam o pregão desta quarta-feira (21) em baixa, após dados durante a noite mostrarem outro aumento na oferta norte-americana da commodity. O petróleo Brent para maio, negociado em Londres, encerrou o pregão estável.

O petróleo WTI para maio, contrato mais líquido fechou em queda de 0,19%, a US$ 47,61 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). Já o Brent para maio fechou estável, a US$ 50,74 o barril, na ICE.

Após o fechamento dos mercados na terça-feira (21), o American Petroleum Institute (API) afirmou que os estoques norte-americanos de petróleo tiveram aumento de 4,5 milhões de barris na semana passada. O API também mostrou uma queda de 4,9 milhão de barris nos estoques de gasolina, e nos estoques de destilados, uma queda de 880.000 barris.

A Administração de Informação de Energia dos EUA divulgará seu relatório semanal oficial de estoques de petróleo bruto às 11h30 nesta quarta. Caso a previsão se confirme, será o 11.º aumento semanal nas últimas 13 semanas.

O petróleo teve inúmeras queda este mês em meio a receios de que a crescente recuperação na produção de xisto dos EUA possa afetar os esforços de outros grandes produtores para reequilibrar o movimento de demanda e oferta global.

A Opep realizou um acordo em novembro do ano passado para reduzir a produção em cerca de 1,2 milhão de barris por dia para nos primeiros seis meses de 2017. A Rússia e outros 10 produtores que estão fora da Opep se juntaram ao acordo. Eles concordaram em reduzir a produção em 1,8 milhão de barris por dia, mas o movimento teve pouco impacto nos estoques até o momento.

O último relatório mensal da Opep mostra que os estoques mundiais de petróleo subiram em janeiro para 278 milhões de barris acima da média de cinco anos.

Membros da organização estão avaliando a possibilidade de estender para além de junho o acordo, porém a ação requer que países externos à Opep, como a Rússia, também somassem esforços neste sentido.