ASSINE
search button

Fiat Chrysler confirma ser alvo de investigação nos Estados Unidos

Caso diz respeito a supostas violações de normas ambientais

Compartilhar

O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) confirmou que é alvo de inquéritos nos Estados Unidos sobre uma suposta violação dos padrões de emissão de poluentes em veículos a diesel. Em seu relatório anual enviado à Comissão de Títulos e Câmbio (SEC, na sigla em inglês), espécie de Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos EUA, a empresa diz que está sob investigação da própria SEC, do Departamento de Justiça e de alguns procuradores-gerais de estados norte-americanos.

"Recebemos pedidos de informações por parte de algumas autoridades e pretendemos cooperar", afirmou a FCA, acrescentando que ainda não é capaz de prever o resultado dos inquéritos, que poderiam culminar em sanções contra o grupo.

A Fiat Chrysler é acusada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos EUA de violar o "Clean Air Act" ("Ato do Ar Limpo", em tradução livre), conjunto de normas sobre poluição atmosférica.

De acordo com a EPA, a companhia teria usado um dispositivo instalado em motores a diesel para realizar emissões de poluentes mais altas que o permitido nos Estados Unidos. As suspeitas dizem respeito a 104 mil automóveis modelo Dodge Ram e Jeep Grand Cherokee.

A FCA nega as acusações e afirma esperar resolver a questão com as autoridades norte-americanas. Recentemente, a empresa anunciou um investimento de US$ 1 bilhão no país, e seu CEO, Sergio Marchionne, foi recebido pelo presidente Donald Trump na Casa Branca.