ASSINE
search button

'La Tribune': Brasil e Marrocos devem assinar acordo inédito

Novo contrato é importante para fortalecimento do comércio entre estes países

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (23) pelo diário francês La Tribune fala sobre um novo acordo que deve ser assinado entre o Brasil e Marrocos.

"Brasil e Marrocos devem assinar um acordo em 2017 que permitirá a ambos os países dar uma nova dimensão à sua parceria econômica e aumentar a participação dos fluxos de investimento em ambos os lados do Atlântico, disse o Embaixador do Marrocos no Brasil, o Sr. Nabil Adghoghi.

"A assinatura do acordo de cooperação e investimentos (CAIP) é um passo importante para o fortalecimento do comércio entre Marrocos e Brasil. Uma vez assinado o Reino se tornará o primeiro país da África do Norte a concluir um acordo deste tipo com o Brasil, depois do México e Angola ", disse Adghoghi, em uma visita na semana passada em São Paulo, a capital econômica do Brasil.

> > La Tribune Maroc-Brésil, vers un partenariat inédit

Esta visita foi marcada por uma série de reuniões, inclusive com o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, vice-prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, representantes da Federação das Indústrias Sde ão Paulo (FIESP) e membros da câmara árabe-brasileira de comércio (CCAB), diz o La Tribune.

Maneiras de promover o sector do turismo tem sido o foco da reunião entre o Sr. Adghoghi e o vice-governador de São Paulo, Márcio França, que destacou a necessidade de promover ainda mais o destino Marrocos, um país visitado por mais de 10 milhão de turistas por ano, incluindo 30.000 a 35.000 turistas brasileiros.

A reunião também se concentrou em questões atuais, como o retorno de Marrocos na União Africano e suas implicações para a África, um continente no centro da política económica do Reino, principal investidor na África oeste e segundo investidor no continente.

O encontro com o vice-prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, foca em oportunidades de investimento oferecidas pelos dois países, especialmente porque metade das exportações brasileiras se dão por São Paulo.

"Marrocos estabeleceu como a ambição se abrir para o mundo", disse ele, lembrando, nesse sentido, que o Reino mantém acordos de livre comércio com a União Europeia, os EUA, Turquia e uma série de acordos preferenciais com países africanos, assim como lançou parcerias estratégicas com as potências emergentes dos BRICS, incluindo Rússia, China e Índia, nas últimas visitas a esses países.

Comentando sobre as oportunidades de negócios marroquino-brasileira, o diplomata notou o grande potencial e de recurso disponível para o rótulo Marrocos, no mercado brasileiro, incluindo frutos do mar, massas, azeite e cosméticos.

Além disso, acrescentou, uma delegação comercial brasileira vai visitar Marrocos, de 18 a 20 de abril de participar, em particular, na Exposição Internacional de Agricultura de Meknes (SIAM), observando que a ideia é mostrar o potencial de expansão do setor de máquinas agrícola brasileira.

"Marrocos tem uma política agrícola ambicioso e os brasileiros podem construir parcerias igualmente ambiciosos com seus homólogos marroquinos", disse Adghoghi, observando também que as energias renováveis, produtos farmacêuticos, peças de automóvel e transporte são setores para se promover a parceria econômica entre Marrocos e Brasil.