ASSINE
search button

'Financial Times': Rolls-Royce pagará multa de 671 mi de libras esterlinas por corrupção e suborno

Acordo envolve autoridades dos EUA, Reino Unido, China, Indonésia e Brasil 

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (17) pelo Financial Times conta que a Rolls-Royce chegou a um acordo para pagar 671 milhões de libras esterlinas a reguladores de todo o mundo para resolver alegações de suborno e corrupção, incluindo a maior multa britânica já imposta a uma empresa por conduta criminosa.

Segundo a reportagem a principal empresa de engenharia do Reino Unido vem sendo investigada nos EUA e no Reino Unido por suposto suborno e corrupção na China, Brasil e Indonésia e outros mercados. As autoridades brasileiras também estão investigando as alegações. A Rolls-Royce disse que havia chegado a acordos de ação diferidos com o Departamento de Justiça dos EUA, o Escritório de Fraude Sério no Reino Unido e o Ministério Público Federal do Brasil. "Esses acordos dizem respeito a suborno e corrupção envolvendo intermediários em vários mercados estrangeiros", disse a empresa em comunicado.

> > Financial Times Rolls-Royce shares climb on back of bribery settlement

O Times acrescenta que a ação britânica do acordo, que equivale a 497,2 milhões de libras esterlinas, acrescidos de juros e despesas, será submetida a julgamento por um juiz em uma audiência em Londres. Cerca de US$ 170 milhões serão pagos ao Departamento de Justiça dos EUA e US $ 25,6 milhões aos reguladores brasileiros. Em tais acordos aprovados pelo tribunal, a empresa admite delito, paga uma multa e concorda com várias outras medidas de conformidade.