ASSINE
search button

'Financial Times': Brexit e Trump ditam perspectivas do mercado

As apostas crescentes da volatilidade da libra sugerem fraqueza

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (16) pelo Financial Times analisa que o cenário atual mostra que os mercados estão lutando cada vez mais contra a libra. Embora os níveis sejam bem inferiores aos do referendum da UE de Junho passado, o recente posicionamento sugere que a libra é vulnerável. A libra mais fraca tem sido uma bênção para o FTSE 100, o índice acionário britânico. Analistas dizem que a queda acentuada da libra ajudou as empresas voltadas para a exportação, que geram uma grande parcela de suas receitas em dólares

Times afirma que no entanto, como observa Marchel Alexandrovich da Jefferies International, poucos políticos britânicos apresentaram "uma visão coerente para o futuro da economia pós-Brexit".

> > Financial Times Hard Brexit and Trump trade dictate market outlook

O diário de finanças acrescenta que os investidores, por sua vez, não se impressionam com a falta de clareza de Thereza May e aguardam seu discurso com um clima de grande ceticismo. Em resumo, suas opções apontam para um Brexit duro e consequentemente a uma libra mais baixa. 

Será que os investidores olhar para além Trump o showman? No final desta semana Donald Trump tomará posse como o 45º presidente dos Estados Unidos. Com o comércio "Trumpflation" mostrando sinais de fadiga, os investidores aguardam mais detalhes da política e sua probabilidade de ser aprovada pelo Congresso. O discurso de inauguração na sexta-feira (13) pode muito bem manter os mercados pendurados, desencadeando uma nova reavaliação do comércio "Trumpflation", observa o Financial Times.

Marc Chandler, da Brown Brothers Harriman, diz: "O estilo não convencional do presidente eleito dos Estados Unidos é um desafio para os investidores e políticos estrangeiros".