ASSINE
search button

Mesmo em 'calamidade financeira', governo de Minas compra dois helicópteros

Compartilhar

Em meio à “calamidade financeira” decretada pelo Estado de Minas Gerais, o Gabinete Militar do governador Fernando Pimentel (PT) está comprando mais dois helicópteros, com custo de R$ 21,8 milhões. 

Em sua defesa, o governo alega que as aeronaves já encomendadas serão adquiridas para missões de segurança pública e defesa civil. Afirmou ainda que elas serão usados também em operações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

A assessoria de imprensa do governo mineiro informou ao Estado de S. Paulo que os helicópteros estão sendo comprados pelo Gabinete Militar do governador porque a Defesa Civil está subordinada ao órgão. Porém, não há impedimento para que eles também sirvam de transporte para Pimentel.

O Estado de S. Paulo informou ainda nesta quarta-feira (4), que no domingo (1º) o governador utilizou uma aeronave oficial para buscar seu filho após uma festa de réveillon em um condomínio às margens do lago de Furnas, em Minas. 

Em nota, Pimentel afirma que o uso do helicóptero é legal e citou um decreto de 2005 que autoriza e prevê a utilização para fins “de qualquer natureza”. Além disso, o governo defende que as aeronaves poderão ser acionadas para o transporte do governador em casos excepcionais, quando não estiverem empregadas em outras missões, por exemplo. 

O jornal também informa que o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) já se pronunciou afirmando que pedirá ao Ministério Público que investigue o caso.

Em nota, o governo mineiro alegou ainda que o uso de aeronaves pelo governador não é exclusivo: “As mesmas também são utilizadas para demandas diversas de interesse público, tais como transporte de órgãos para transplantes e atendimentos emergências.”

*Confira a matéria na íntegra.