ASSINE
search button

'Financial Times': Temer tenta aprovar reformas após semanas de escândalos

Reportagem diz que presidente se empenha para cortar generosas pensões do Brasil

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (7) pelo Financial Times conta que o presidente Michel Temer mudou a idade de aposentadoria no Brasil de 54 para 65 anos,em um movimento para tentar fortalecer a confiança do mercado em seu governo, reformando um dos mais generosos sistemas de segurança social do mundo.

A reportagem do jornal britânico diz que o plano de pensão apresentado ao Congresso na terça-feira (6), é mais uma tentativa do presidente em retornar as medidas de recuperação da economia após várias semanas de escândalos, protestos e queda dos dados econômicos que ameaçaram o poder do presidente.

"É uma proposta justa - a questão é como ele vai sobreviver ao debate e discussão no Congresso", disse Alberto Ramos, economista da Goldman Sachs.

O Brasil precisa desesperadamente reformar seu orçamento para reduzir um déficit crescente, de cerca de 10% do produto interno bruto, ou corre o risco de perder a confiança dos investidores a longo prazo, acrescenta o Financial Times.

O diário afirma que Temer assumiu o cargo em maio com a promessa de mudar a economia depois que a ex-presidente Dilma Rousseff foi suspensa através de um impeachment, em agosto. Ele apresentou uma lei propondo congelamento dos gastos por até 20 anos e deve ser votação no final da próxima semana no Congresso.

O noticiário reitera que a reforma das pensões é a segunda etapa do processo de estabilização orçamental. Com cerca de 40% do gasto público e crescente, o sistema de bem-estar social do Brasil é visto como insustentável e pode falir o governo a longo prazo.

Espera-se que as mudanças de temer na pensão enfrentem uma forte resistência a nível nacional e especialmente com relação aos funcionários públicos, preocupados em perder seus privilégios.

O Financial Times esclarece que o sistema atual permitia que os trabalhadores se aposentassem com o salário integral desde o início dos seus 50 anos de idade, além de outros benefícios, como por exemplo, as pensões hereditárias. Muitas pessoas se aposentam, e em seguida iniciam uma nova carreira, recebendo uma pensão do governo, oriunda de seu primeiro emprego.

O governo disse nesta terça-feira (6) que a nova idade mínima de aposentadoria proposta se aplicaria aos homens de 50 anos de idade ou menos e às mulheres de 45 anos ou menos. Aqueles mais velhos do que isso estariam sujeitos a um sistema de transição que iria isentá-los da nova idade de aposentadoria.

O economista preocupa-se, no entanto, que mesmo que a lei seja aprovada na sua forma atual, seus efeitos só serão sentidos a médio prazo, enquanto os problemas econômicos de curto prazo do Brasil precisam de soluções mais urgentes, analisa o Times.

Alguns líderes empresariais estão pedindo reforma trabalhista, acordos comerciais para tornar a economia mais competitiva e desregulamentação, finaliza o Financial Times.