ASSINE
search button

Especialistas dão dicaspara tirar os planos do papel no próximo ano

Compartilhar

O ano de 2017 é logo ali. E mesmo com a correria destes últimos meses, é comum que as pessoas deem uma pausa em sua rotina para pensar melhor sobre os objetivos que querem realizar no ano seguinte. Mas quais práticas realmente podem ajudar a conquistar as metas definidas?

Segundo a psicóloga Danusa Rangel, é preciso ser realista e estabelecer alvos possíveis de serem realizados. “O clima de renovação do Ano Novo é propício para cultivar um planejamento eficiente. Numa empreitada para conquistar algo, as metas podem ser alcançadas mais facilmente se inseridas em um plano meticuloso, que deve ser realista, pois você precisará analisar possibilidades sob diferentes perspectivas. Objetivos claros e prioridades definidas funcionarão como guias rumo ao êxito do projeto. E jamais podemos nos esquecer de que, mesmo nas sociedades mais tecnologicamente avançadas, o dia continua tendo 24 horas que precisam ser geridas de forma organizada e eficaz”, afirma a especialista.

E esses planos podem ser os mais variados possíveis: perder peso, passar no vestibular, fazer a viagem dos sonhos, trocar de emprego ou até mesmo conseguir um. O assistente administrativo Pedro Yuri Costa e Silva, de 26 anos,é um dos brasileiros que já iniciaram a lista de desejos: “Estou com muitas expectativas para o ano que vem e planejo conquistar tanta coisa que às vezes fica difícil colocar tudo em ordem”.

Para aqueles que pretendem se organizar e não perder o ânimo ao longo da caminhada, é necessário considerar algumas dicas. De acordo com Munzer Isbelle, mastercoach formado pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)é importante entender que períodos de grande motivação–como os meses de janeiro e fevereiro - passam e toda meta de médio prazo tem seus momentos de desânimo. “Redobrar a disciplina nesta fase pode ser o fator crucial para não deixar a peteca cair e atingir o objetivo”, afirma Isbelle.

Para isto, práticas e ferramentas que já estão ao nosso alcance no dia a dia são aliados fundamentais para manter vivo o objetivo a ser realizado. “Montar um quadro, mesmo que simples, com fotos daquilo que você quer conquistar e colar em um local que você observe com frequência é um método bastante interessante. Por exemplo, se a sua meta é economizar dinheiro para fazer a viagem que tanto deseja, você pode buscar fotos deste local na internet e fixar no quadro e até utilizar como fundo de tela do seu computador ou celular. Faça o possível para relembrar das suas metas diariamente. É assim que os sonhos saem do papel.”, conclui o mastercoach.

O próprio Munzer também tem seus planos para 2017. Em janeiro, ele, que é um dos instrutores do workshop ‘O Poder da Ação’ no Rio de Janeiro, está programando uma edição do evento para o início do ano. O encontro, que é baseado no livro homônimo, escrito pelo coach Paulo Vieira, é convite a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realizações, o que é muito oportuno neste começo de 2017.