ASSINE
search button

Produção de petróleo no Brasil deve crescer em 2017 

Compartilhar

A produção de petróleo no Brasil aumentará no próximo ano, disse Marcio Felix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia brasileiro durante uma entrevista coletiva. "A produção brasileira está crescendo", — disse o alto funcionário, respondendo positivamente à questão sobre o crescimento da produção petrolífera no próximo ano.

 "Eu não tenho os números exatos, mas a produção brasileira continuará crescendo ao longo dos próximos anos, como planejamos", acrescentou. Segundo Felix, as autoridades brasileiras pretendem ouvir primeiro as propostas dos países participantes da reunião, tanto membros como não membros da OPEP, e só depois determinar sua própria posição.  O encontro que se realizará em Viena terá as decisões de Argel na agenda. 

"Para nós, os brasileiros, é uma honra ser convidados para este evento. Queremos ouvir os senhores. Estamos aqui na qualidade de observadores, aqui nós estamos indo para ouvir somos observadores, já que o Brasil não é membro da OPEP.  Convidaram-nos para participar do diálogo, mas vamos ouvir primeiro ouvir e só depois falar", disse o secretário. 

A reunião do comitê especial da OPEP terá lugar de 28 a 29 de outubro e servirá para discutir os acordos de Argel. No final de setembro, em uma reunião informal na Argélia, a OPEP acordou as restrições à produção em um volume entre 32,5 e 33 milhões de barris de petróleo por dia, mas ainda não há nenhuns acordos sobre limites específicos para cada um dos países da organização. A decisão final deve ser tomada em 30 de novembro, na reunião oficial da OPEP em Viena.