ASSINE
search button

'The Guardian': Bélgica desbloqueia acordo comerical entre UE-Canadá

O primeiro-ministro belga Charles Michel diz que acordo significa 12 mil milhões de euros

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (27) pelo The Guardian conta que os líderes políticos da Béligica conseguiram chegar a um consenso, ultrapassando o impasse relativo ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá (CETA).

Segundo a reportagem os líderes das regiões belgas produziram um texto comum sobre as suas preocupações em torno das importações agrícolas e sobre o sistema de resolução de disputas.

> > The Guardian Belgian politicians drop opposition to EU-Canada trade deal

“É um acordo muito importante para os negócios, para a atividade econômica. Um acordo que significa 12 mil milhões de euros”, afirmou o primeiro-ministro belga Charles Michel, acrescentando que a última palavra pertence aos parlamentos do país.

O Guardian descreve que o impasse foi criado pela região belga da Valónia que mostrou preocupações com o impacto na qualidade do emprego, meio-ambiente e setor agrícola. 

O jornal britânico ressalta que a UE precisa do aval unânime dos seus 28 Estados-membros para validar o acordo alcançado com o Canadá após sete anos de negociações. Da mesma forma, a Bélgica precisa da autorização dos seus sete parlamentos.