ASSINE
search button

Número de participantes de consórcios no país em agosto cai 2,1%

Compartilhar

A quantidade de participantes ativos em consórcios no país, em agosto, totalizou 7 milhões. O resultado é 2,1% inferior aos 7,15 milhões contabilizados no mesmo mês em 2015. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (20) são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

As vendas de novas cotas, no acumulado do ano, também tiveram retração. A queda foi de 8,4%: 1,42 milhão de janeiro a agosto de 2016 contra 1,55 milhão em igual período do ano passado. Em contrapartida, os dados mostram que, desde maio, o setor tem reagido. Foram 221 mil novas adesões nos últimos quatro meses, que fizeram com que o número de consorciados ativos chegasse em 7 milhões.

“Pelo terceiro mês consecutivo e com recorde, a alta nas adesões mensais nos permite concluir que os consumidores estão planejando mais suas compras, em especial de veículos, paralelamente à diminuição na concessão de créditos para financiamentos”, disse Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

“Apesar de a economia ainda não ter sinalizado efetiva recuperação e o desemprego ainda registrar aumento, aqueles que se sentem seguros e estão preocupados com o futuro têm considerado o consórcio como alternativa. Desta forma, acreditamos que o setor como um todo poderá seguir apresentando melhores resultados em relação ao ano passado”, acrescentou.