ASSINE
search button

'Clarín': Governo argentino vai devolver impostos para turistas

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (28) pelo Clarín conta que o governo argentino apresentou, nesta terça-feira (27), um decreto para ressarcir os turistas, que visita a Argentina. A medida prevê a devolução do valor integral do chamado IVA, (equivalente ao ICMS), que incide sobre a hospedagem no país, ao turista. O governo espera que, com o decreto, o preço do alojamento caia atraindo mais visitantes A medida deve incluir tanto hotéis reservados pessoalmente pelos turistas quanto o serviço reservado por meio de agencias. O ressarcimento será automático e relativo a todos os pagamentos feitos com cartões de crédito e débitos emitidos fora da Argentina. A desoneração dos turistas deve custar aos cofres públicos argentinos cerca de 600 milhões de pesos (ou 135 milhões de reais).

“Hoje mais do que nunca, com a globalização, o turismo tornou-se uma poderosa indústria de criação de empregos de qualidade em todo o mundo e nós sentimos que a Argentina tem muito a oferecer”, disse Macri nesta terça ao assinar o decreto de lei que desonera os visitantes.

Segundo a reportagem com a desoneração dos turistas, o governo espera atrair 95 mil visitantes a mais ao país gerando US$ 70 milhões para a cadeia de turismo. No ano passado, a Argentina teve aproximadamente 200 mil turistas a menos que no ano anterior. Ao todo, a Argentina recebeu 5.736.384 turistas em 2015. As quedas mais acentuadas foram registradas nos números de brasileiros e uruguaios. Aproximadamente um terço dos turistas estrangeiros que visitam a Argentina todos os anos é de brasileiros.

O jornal argentino acrescenta que apesar da queda no número de visitantes, a meta do governo argentino é ambiciosa. Autoridades afirmam que o governo Mauricio Macri espera duplicar o número de visitantes ao país até 2019. Na região, medidas similares já foram adotadas em países como Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia.