ASSINE
search button

'Clarín': O poder financeiro dos EUA desembarca em Buenos Aires

Secretário do tesouro também irá ao Brasil, Colômbia e México

Compartilhar

Matéria publicada no domingo (25) pelo jornal Clarín conta que dois homens das finanças e da agenda econômica global chegarão a Buenos Aires nos próximos dias. Os dois vêm de Washington. Nesta segunda-feira (26) chegará o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew. A última vez que uma autoridade financeira dos EUA visitou a Argentina foi em 2002, quando Paul O’Neill se encontrou com o então presidente Eduardo Duhalde. Foi o início das negociações para sair do calote. 

Segundo a reportagem, a agenda de Lew é muito diferente da agenda de O’Neill. O atual secretário terá uma série de entrevistas com membros do governo, visitará a Bolsa de Comércio e fará uma palestra na Universidade Di Tella. Esperam que ele elogie as reformas e o rumo das políticas do governo de Mauricio Macri. “Nossa mensagem está relacionada aos benefícios das reformas econômicas que estão sendo implementadas e às políticas que vemos nesses países”, disse uma autoridade do Tesouro dos Estados Unidos sobre a visita de Lew à região, que também incluirá o Brasil, a Colômbia e o México.

Clarín afirma que na segunda-feira (26) Lew se reunirá com o ministro da Fazenda e Finanças, Alfonso Prat-Gay. Após a reunião haverá uma declaração conjunta. A relação entre eles tem sido estreita nestes meses. Uma semana antes de assumir como ministro, em dezembro, os dois conversaram pelo telefone e Lew manifestou o apoio de Washington às negociações argentinas com os detentores de dívida (holdouts) para sair do calote. Algumas semanas mais tarde Lew e Prat-Gay se encontraram em Davos, Suíça, e depois disso os EUA anunciaram a eliminação do veto aos créditos multilaterais. “Nós nos comprometemos com a administração de Mauricio Macri”, disse ontem o Tesouro dos EUA.

O jornal argentino fala que o segundo visitante de Washington é Alejandro Werner, economista mexicano que nasceu na Argentina, estudou economia no MIT e há quatro anos é presidente do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional. Werner chegará a Buenos Aires na terça-feira e se reunirá com os técnicos do FMI que chegaram nesta semana para fazer a primeira revisão técnica da economia argentina em dez anos. O famoso artigo IV. Na quinta-feira Werner participará de uma conferência organizada pela Fiel.

Clarín destaca que ao retornar à Washington, a missão do FMI apresentará o relatório da Diretoria Executiva. O documento será entregue ao governo argentino e difundido. Espera-se um reconhecimento das políticas econômicas do macrismo e uma menção aos desequilíbrios herdados. Lew irá depois a Brasília. Werner e o staff do FMI voltarão para os EUA na sexta-feira (30).