ASSINE
search button

Grupo chinês confirma compra de um dos maiores gestores de negócios do Brasil

Compartilhar

O grupo Fosun, um dos maiores grupos de investimento da China com operações em diversos países, confirmou nesta sexta-feira (29) a compra da Rio Bravo, uma das maiores administradoras de investimentos independentes no Brasil, com uma carteira de cerca de R$ 10 bilhões.

Em nota enviada à Sputnik pela assessoria da Fosun no Brasil, a empresa confirma ter assinado hoje (29) um contrato para aquisição do controle acionário do Grupo Rio Bravo Investimentos.

Trata-se da primeira aquisição da Fosun na América Latina. O acordo, segundo o comunicado, representa um passo importante para a sua estratégia de expansão internacional e permite ao grupo chinês estabelecer sua presença no Brasil e na região.

“A operação faz parte da estratégia de crescimento do Fosun em países emergentes e visa a expansão dos negócios do grupo na América Latina. Esta é a primeira aquisição do Grupo Fosun na região e mais um passo importante para alavancar potencialidades locais de investimento depois das aquisições da Idera Capital no Japão em 2014 e da Resolution Property no Reino Unido em 2015, e da criação da Fosun Eurasia na Rússia também em 2015” – diz a nota.

Informa-se que, com a aquisição, a Rio Bravo passará a compor a rede global do Grupo Fosun, mas terá preservados seus atuais produtos e a carteira de negócios, havendo uma “expansão da empresa brasileira para novas linhas operacionais a partir de novas oportunidades e sinergias”.

“O Fosun irá proporcionar apoio financeiro a diferentes áreas de investimento na região, abrangendo renda fixa, investimentos diretos, imóveis, ações e projetos de private equity” – destaca a empresa.

De acordo com Guo Guangchang, presidente da Fosun, "o Brasil é geograficamente um canal que liga a América Latina e a Ásia. Com sua diversidade econômica e grande tamanho, o Brasil tem forte influência na região. Estamos muito satisfeitos em anunciar que a aquisição da Rio Bravo é um marco importante na estratégia da Fosun de estar presente nas maiores economias emergentes, associando oportunidades de investimento com capital em um contexto global, valorizando sempre o conhecimento local de parcerias fortes e bem-sucedidas".

Segundo Mario Fleck, presidente da Rio Bravo, "além da expansão na América Latina, a associação com o Grupo Fosun é uma oportunidade para oferecer aos nossos clientes institucionais e individuais no Brasil um maior espectro de produtos financeiros e novas possibilidades de investimento".

“No novo ciclo econômico do Brasil e da região, o papel do capital internacional em conjunto com o capital local será crítico para investimentos de sucesso” – conclui Mario Fleck.

O Grupo Rio Bravo Investimentos iniciou suas atividades no ano 2000 e é líder no mercado brasileiro de gestão de fundos imobiliários, atuando também em private equity, fundos de ações, fundos de créditos, fundos de infraestrutura, consultoria financeira e gestão de carteiras de múltiplas classes de ativos.