ASSINE
search button

'The Nation' diz que Brasil está “à venda”

Reportagem fala que “golpe legal” sofrido por Dilma abriu espaço para privatizações

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (28) no jornal americano The Nation analisa a relação do que como o “golpe legal” sofrido por Dilma Rousseff acabou abrindo espaço para privatizações no novo plano de austeridade de Michel Temer. O noticiário diz também que o Brasil está “à venda.”

A reportagem do The Nation conta que já foram 3 milhões de trabalhadores demitidos desde 2013. Ao final deste ano, o acumulado de perdas no PIB de 2015 e 2016 contabilizará quase 9%. Para conter estes problemas e também o acúmulo de déficit nas contas públicas, o governo agora está partindo para privatizações.

> > The Nation Brazil For Sale: How a Legal Coup Set the Stage for Privatization

Entrevistado pelo The Nation, o conselheiro econômico Luiz Eduardo Medelin, que trabalhou com o presidente Lula, disse que o PMDB está “aplicando muitas das mesmas políticas de Dilma, mas com mais força e mostrando expressões neoliberais. Eles colocarão a economia no fundo do poço, mas não estão se importando, porque não tentarão a reeleição.”

O The Nation ainda fala de rumores de privatização da Petrobras, que já foram negados pelo novo presidente da empresa, Pedro Parente. Outro detalhe é que o valor do real já aumentou 20% no mercado internacional desde a queda de 2015.