ASSINE
search button

FGV e Banco Mundial debatem crise econômica e retomada do crescimento 

Compartilhar

O Brasil está enfrentando uma crise econômica sem precedentes com o aumento da inflação, queda acentuada de arrecadação e do PIB e desvalorização cambial. Todos esses e outros aspectos do cenário econômico atual serão debatidos, no dia 29, no seminário “Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade”, mesmo tema do estudo publicado pelo Banco Mundial. O encontro no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) contará com a presença do ex-ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira; do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser; e dos economistas Rubens Penha Cysne (FGV/EPGE) e Armando Castelar (FGV/IBRE).

O documento reúne dados macroeconômicos importantes, que possibilitam aos especialistas e gestores públicos terem uma visão global da economia brasileira nos últimos anos: uma análise das instituições políticas brasileiras e o impacto da distribuição de recursos; macropolíticas e espaços fiscais, prioridades da agenda governamental; futuro das políticas sociais progressivas, bem como outros temas. 

“A discussão do relatório do Banco Mundial sobre a economia brasileira é especialmente oportuna em um momento em que a política econômica se volta mais decididamente para a execução de reformas capazes de superar os desequilíbrios que caracterizam o estado atual da nossa economia. Entre esses desequilíbrios simultâneos se destacam, entre outros, a queda das receitas governamentais, conjugada com contínua elevação dos gastos”, destacou Regis Bonelli, pesquisador da área de Economia Aplicada do FGV/IBRE e um dos responsáveis pelo evento.

Para o professor da FGV/EPGE, Rubens Penha Cysne, é fundamental analisar os indicadores que indicaram a diminuição da desigualdade nos últimos anos. “O evento vai debater não apenas a parte fiscal do Brasil, mas também os motivos que levaram o país a chegar nessa fase de baixo crescimento. É importante discutir, principalmente, as estatísticas de redução da pobreza, avaliando até que ponto ela é sustentável a longo prazo”, apontou Penha Cysne.

O seminário será realizado pelo IBRE e pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE), na sexta-feira, dia 29 de julho, entre 10h e 12h. Inscrições gratuitas pelo Portal IBRE: https://portalibre.fgv.br/

SERVIÇO:

Evento: Seminário “Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade”

Data: 29 de julho

Horário: 10h às 12h

Local: IBRE – Instituto Brasileiro de Economia (Rua Barão de Itambi, 60/11º andar)

Inscrição: https://portalibre.fgv.br/