ASSINE
search button

Situação financeira das indústrias do Leste Fluminense piorou pelo nono mês consecutivo

Pesquisa da Federação aponta ainda que empresários continuam pessimistas para  próximos meses

Compartilhar

De acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema Firjan nesta terça-feira, 26, os empresários industriais do Leste Fluminense apontaram que continuam insatisfeitos com as condições financeiras de suas empresas no segundo trimestre do ano.

O indicador de situação financeira (25,9 pontos) piorou pelo nono mês consecutivo, com redução da margem de lucro (27,9 pontos). Empresários indicaram elevada dificuldade de acesso ao crédito (15,5 pontos), o pior índice de todo o estado.

A Sondagem Industrial varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento. 

A pesquisa aponta ainda que, em junho, houve redução da atividade produtiva na região. Menos de metade da capacidade produtiva foi utilizada pelas empresas. Os empresários do Leste Fluminense foram os que apresentaram o pior resultado para este quesito em todo o estado.

Com a queda da produção, a indústria supriu a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques. O volume de produção (39,4 pontos) ficou ainda menor em junho que no mês anterior. A baixa atividade teve reflexos no mercado de trabalho, que apresentou redução do número de empregados pelo 28º mês consecutivo. 

Para o presidente da Representação Regional Firjan/Cirj Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, a grave situação econômica, a baixa atividade da indústria naval e da construção civil, além do Comperj que têm enfrentado dificuldades e desmobilização, levaram a esse cenário na região: “A indústria do Leste operou com menos da metade da capacidade instalada em junho. Está muito abaixo da média histórica”.

Os empresários continuam pessimistas para os próximos seis meses. Diante da expectativa de queda da demanda por produtos, os industriais esperam redução na compra de matéria-prima e no número de empregados. 

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 16 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/Cirj Leste Fluminense: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá.