ASSINE
search button

Parente defende projeto que muda regras do pré-sal

Presidente da Petrobras vê benefícios com fim da obrigatoriedade na exploração

Compartilhar

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, defendeu o projeto de lei que altera as regras de exploração do petróleo na camada do pré-sal. O PLS 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores, prevê o fim da obrigatoriedade da Petrobras na exploração dos campos do pré-sal.

"É uma mudança que é fundamental para o país e para a empresa também. Quanto antes for feito, melhor será porque vai proporcionar melhores condições de competição nos próximos leilões", afirmou Parente. O projeto foi aprovado em fevereiro deste ano no Senado e aguarda para tramitação na Câmara dos Deputados. 

Os defensores do projeto alegam que a aprovação da nova legislação é benéfica para a Petrobras. Um dos argumentos é que, após a deflagração da Operação Lava Jato, a estatal estaria em crise e teria dificuldade para fazer os investimentos necessários na exploração na camada do pré-sal.

Já a oposição alega que o projeto entrega o pré-sal para o capital estrangeiro em um momento de baixa do valor dos barris de petróleo. A polêmica deve ser debatida na Câmara ainda em agosto, de acordo com o novo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Gasolina

Parente negou, nesta quarta (27), que tenha discutido com o ministro da Economia, Henrique Meirelles, um aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). O imposte incide sobre os combustíveis. "Nada disso", afirmou o presidente da Petrobras.