ASSINE
search button

'Les Echos': Brasil recupera confiança de investidores estrangeiros

Jornal francês de economia fala sobre o retorno do país ao mercado de títulos

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (25) no jornal econômico francês Les Echos fala sobre o retorno do Brasil ao mercado dos títulos da dívida pública. Na semana passada, o Tesouro Nacional testou o mercado com a emissão de um título de longo prazo, o Global 2047, na primeira captação externa do governo Michel Temer. O jornal francês avalia que a emissão foi bem-sucedida.

Les Echos acrescenta que na última quinta-feira (21), o Brasil conseguiu captar US$ 1,5 bilhão de dólares na venda de obrigações com vencimento em 30 anos, o que pode ser interpretado como um voto de confiança dos investidores estrangeiros no governo conservador. Apesar do rebaixamento das agências de notificação de risco financeiro relacionarem os títulos do país à categoria de especulativos, a operação teve saldo positivo.

 Les Echos aponta que para atrair capital estrangeiro, o Brasil pagará juros apetitosos. A remuneração será de 5,875% por ano, ou seja, um "spread" de 357,2 pontos em relação aos títulos do Tesouro americano.

> > Le Brésil effectue son retour sur le marché obligataire

O jornal francês diz que analistas veem várias razões para um retorno do Brasil ao mercado internacional. A nova equipe econômica estaria com menos pressões políticas, o que fez o risco Brasil cair à metade em alguns meses. Outros fatores favoráveis estão relacionados com a conjuntura externa. Os investidores buscam rentabilidade nos países emergentes, depois que as taxas pagas pelos títulos das dívidas públicas dos países avançados se tornaram negativas. A instabilidade política na Turquia também favorece particularmente o Brasil, que passa a ser considerado um país mais seguro. 

Les Echos destaca que além do Brasil, o Qatar e a Arábia Saudita recentemente fizeram emissões de títulos vantajosas para seus governos, confirmando um maior interesse dos investidores nas economias emergentes.