ASSINE
search button

Altamir Lopes deixa diretoria do Banco Central antes de sabatina do sucessor

Compartilhar

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Altamir Lopes, foi exonerado do cargo, a pedido, antes mesmo de o indicado para o posto, o economista Carlos Viana de Carvalho, ser sabatinado no Senado e assumir o posto. A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União. O diretor de Política Monetária, Aldo Mendes, entra no lugar de Lopes interinamente.

Com 40 anos de carreira no BC, Lopes deixará a instituição aposentado. Nesta terça-feira, ele fez sua última apresentação do Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente. Lopes era diretor de Política Econômica desde setembro de 2015. Antes foi diretor de Administração, de março de 2011 a setembro 2015.

Também ocupou o cargo de chefe do Departamento Econômico, por 16 anos, sendo responsável por apresentar três relatórios mensais à imprensa. Por isso, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse nesta terça-feira (28) que Lopes “por muitos anos era a cara mais conhecida do Banco Central”.

Estabilidade

“Altamir acompanhou a instituição do Banco Central, a construção da estabilidade econômica, mas também viveu crises”, disse Goldfajn, na divulgação do Relatório de Inflação. Geralmente, a apresentação do relatório é feita somente pelo diretor de Política Econômica, mas Goldfajn aproveitou a oportunidade para conceder a sua primeira entrevista coletiva como presidente do BC e falar sobre o controle da inflação.

Nesta quarta-feira, Goldfajn terá reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) no Senado Federal, para apresentar os diretores indicados que serão sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos. Depois da sabatina e da votação na comissão, a decisão final fica com o plenário do Senado.