ASSINE
search button

Após Brexit, Reino Unido perde nota máxima dada pela Standard & Poor's

Compartilhar

Nesta segunda-feira (27), a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) cortou a nota de crédito do Reino Unido, alertando para o cenário de incertezas após o referendo que decidiu pela saída da União Europeia (Brexit).

O rating soberano do Reino Unido perdeu nota máxima "AAA" na escala da agência, e passou a ser avaliado como "AA", com perspectiva negativa. A nota em moeda local de longo prazo também foi rebaixada para AA.

NYT: 'Este é apenas o início do desastre econômico do Brexit'

Em comunicado, a agência afirmou que o "resultado é um evento fundamental que levará a um marco político menos previsível, estável e efetivo no Reino Unido."

A agência destaca ainda que a perspectiva negativa reflete o risco futuro das "perspectivas econômicas" britânicas, assim como "o papel da libra esterlina como moeda de reserva", acrescentou a S&P.

A agência de classificação Moody's já havia cortado a perspectiva do rating do Reino Unido para "negativa", ante "estável", na sexta-feira. A agência, contudo, manteve a perspectiva "estável" para a nota de crédito da União Europeia (UE) após o referendo que optou pela saída britânica do bloco.

>> Reino Unido decide sair da UE e primeiro-ministro anuncia renúncia

>> UE exige que Reino Unido comece procedimento de saída o mais breve possível

>> Brexit é um 'duro teste para a Europa', diz Hollande

>> 'WSJ': Boris Johnson emerge como grande vencedor do 'Brexit' 

>> 'The Economist': Brexit alerta para os improváveis revolucionários

>> Opinião - 'NYT': 'Este é apenas o início do desastre econômico do Brexit'