ASSINE
search button

União Europeia recebe cópias da Estratégia Global de Política Externa

Compartilhar

Federica Mogherini, a alta responsável pela Política Externa da UE, enviou aos Estados-membros cópias da Estratégia Global sobre Política Externa e Segurança do bloco.

Em junho de 2015, a UE encarregou Mogherini de elaborar a nova estratégia, a apresentar aos chefes de Estado durante a cúpula da UE, que se realizará na próxima semana em Bruxelas.

O documento estará disponível ao público depois de ser apresentado ao Conselho Europeu.

"Nos tempos difíceis, uma forte união é a que pensa estrategicamente, compartilha de uma visão e atua de forma conjunta. Isto é ainda mais evidente depois do referendo britânico", disse ela em uma nota publicada no site do Serviço Europeu de Ação Externa.

Além disso, a alta funcionária disse que "sabemos quais são os nossos princípios, os nossos interesses e as nossas prioridades".

"Não é tempo de incertezas: a União precisa de uma estratégia e uma ação comuns", afirmou Mogherini.

Na quinta-feira (23) o Reino Unido realizou um referendo sobre a permanência do país na UE. Um total de 51,9%, ou mais de 17,4 milhões de britânicos, votou a favor do Brexit, enquanto que cerca de 16,1 milhões votaram contra. O resultado do referendo tem vindo a provocar grande polêmica a nível nacional e internacional.