ASSINE
search button

China e Rússia continuarão cooperando apesar da situação internacional caótica

Compartilhar

O presidente da China, Xi Jinping, disse que a China e a Rússia deveriam expandir sua cooperação política devido à difícil situação internacional.

"Quanto mais difícil ficar a situação internacional, mais decisivamente devemos ser guiados pelo espírito de cooperação estratégica e de amizade, devemos reforçar o apoio bilateral, reforçar a cooperação política e estratégica e aprofundar nossas relações", disse o líder chinês após a reunião com o presidente russo Vladimir Putin.

Ele acrescentou que, devido ao esforço conjunto, o volume de comércio bilateral entre os dois países atingiu quase 26 bilhões de dólares no período de janeiro a maio.

Por sua parte, Vladimir Putin disse que os pontos de vista da Rússia e da China em relação às questões internacionais são muito próximos, quase idênticos. As partes continuarão coordenando seus passos no âmbito da cooperação em organizações como a ONU, SCO e BRICS, disse o líder russo após a reunião com seu homólogo chinês.

O presidente russo, Vladimir Putin, está em visita oficial à China a convite do presidente chinês Xi Jinping.

Putin e Xi Jinping tiveram cerca de quinze reuniões desde 2013, tanto durante as visitas oficiais quanto no formato de fóruns internacionais. O último encontro entre os dois líderes foi em setembro de 2015, quando a China celebrou o 70º aniversário da vitória na guerra de resistência contra o Japão do fim da Segunda Guerra Mundial.